Ford e Bosch mostram tecnologia de manobrista automatizado
Com o motorista fora do carro, ele estaciona sozinho e depois vem ao seu encontro por um comando no celular. Projeto Ă© testado nos EUA
Carros de teste da Ford operam por comunicação veĂculo-infraestrutura (V2I) usando a tecnologia da Bosch.
Foto: Ford / Divulgação
Já imaginou deixar o carro na porta da garagem e ele estacionar sozinho, e na hora de sair ele tambĂ©m vir automaticamente ao seu encontro, por um comando no celular? Esse Ă© o projeto que a Ford e a Bosch estĂŁo demonstrando em Detroit, nos EUA, em parceria com o condomĂnio Bedrock’s Assembly Garage. É a primeira solução de estacionamento com manobrista automatizado baseada em infraestrutura nos Estados Unidos.
“Estamos continuamente em busca de oportunidades para expandir nosso conjunto de tecnologias de assistĂŞncia ao motorista Ford Co-Pilot360, que ajudam as pessoas a dirigir com mais confiança, e acreditamos que a tecnologia de estacionamento com manobrista automatizado Ă© uma grande promessa”, diz Ken Washington, diretor de Tecnologia da Ford.
VeĂculo estaciona sozinho e na hora de sair vem automaticamente ao seu encontro, por um comando no celular.
Foto: Ford / Divulgação
Os veĂculos de teste da Ford operam por comunicação veĂculo-infraestrutura (V2I) usando a tecnologia inteligente da Bosch. Um conjunto sofisticado de sensores na infraestrutura reconhece e localiza o veĂculo e orienta a sua manobra de estacionamento, podendo pará-lo imediatamente se detectar algo no caminho.
Ao chegar na garagem, o motorista deixa o veĂculo em uma área designada e usa um aplicativo no smartphone para o seu estacionamento, assim como para a sua retirada. Com essa solução, os proprietários de garagens podem acomodar atĂ© 20% mais veĂculos no mesmo espaço e estes tambĂ©m podem ser dirigidos para áreas de serviços dentro da garagem, como recarga elĂ©trica ou lavagem.
Foto: Ford / Divulgação
“É emocionante e desafiador explorar veĂculos inteligentes em um mundo inteligente. A Ford, a Bosch e a Bedrock estĂŁo aprendendo muito sobre como os carros se comunicam com a infraestrutura nesse projeto. Conseguimos manobrar os veĂculos em um ambiente complexo, mantendo o mais alto nĂvel de segurança”, diz Joseph Urhahne, de Pesquisa e Engenharia Avançada de Direção Automatizada da Ford Europa.
Deixe um comentário